28/08/2012

Sala de Estar * Living room

Divisão que aconchega a família e amigos, é um espaço para ser vivido à vontade, cumprindo várias funções. Deixando de seguir estilos pré-determinados, e passando a reflectir a personalidade dos seus donos, a sala de estar precisa acolher com conforto e descontracção os moradores e receber com charme os amigos.
João Armentano, decorador brasileiro, deixa-nos um exemplo de perfeita simbiose com as áreas externas, trazendo a beleza do jardim para dentro da sala.


Paineis de nogueira deixam o espaço acolhedor para abrigar com aconchego os moradores e receber com requinte os amigos

Aberta para a área externa, a sala tem luz natural e paisagem do jardim

De acordo com a opinião deste decorador, e com a qual concordo plenamente, uma divisão banhada pela claridade do dia é convidativa e ganha movimento, mudando a sua aparência conforme o horário.

"Valorize janelas, portas e demais entradas de luz e ventilação. Não as esconda atrás de cortinas e, se topar uma reforme, aumente o tamanho e o número das aberturas. Assim, além de conquistar mais luminosidade, seus ambientes passam a ser uma extensão visula das áreas externas, trazendo a beleza do jardim para dentro da sala".

"Para a noite, tenha uma iluminação que reproduza as nuances da luz natural. Distribua pontos de luz difusa, criando mancha luminosas suaves, que iluminam sem ofuscar".


A mobília transita entre o moderno e o contemporâneo, seguindo uma ordem despretensiosa

Espelhos, que duplicam a luz, são elemento constante nas salas decoradas por João Armentano
 
Para deixar mais charmoso aquele canto escuro da sala, nada melhor do que uma parede espelhada ou peça solta, apenas encostada à alvenaria. Além de aumentar a luminosidade, o recurso ajuda a ampliar visualmente o espaço.

E porque não duplicar a linda vista da janela? Instale o espelho voltado para a paisagem e, mesmo de costas para o jardim, poderá desfrutar das folhas dançando ao vento ou do pouso dos passarinhos.

Sem comentários: