05/07/2013

Edgar António de Mesquita Cardoso (11.05.1913 – 05.07.2000)

Nasceu a 11.05.1913 / Faleceu a 05.07.2000

EDGAR CARDOSO

No aniversário do seu falecimento, uma pequena homengem ao génio Professor Edgar Cardoso (carinhosamente chamado de Engenheiro das Pontes), reconhecido por todos que com ele privaram.

 
Nasceu no Porto em 1913 e formou-se em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1937. Em Janeiro de 1938 ingressou na Junta Autónoma de Estradas como Engenheiro Civil de 3a Classe onde permaneceu até 1951, ano em que foi nomeado Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico após defender com grande brilhantismo o seu trabalho de tese intitulado "Alguns Métodos de Cálculo Experimental. Sua Aplicação ao Estudo de Pontes".
Foi como projectista de Pontes que se notabilizou, tendo realizado cerca de meio milhar de estudos e projectos não só em Portugal, como em Angola, Brasil, Macau, China, Moçambique, Timor, Guiné, Venezuela e índia.

Autor de renome mundial que consagrou a engenharia portuguesa pela vanguarda e originalidade que imprimiu nos estudos e projectos realizados, onde conseguiu sempre associar a dimensão estética. Tal como ele próprio afirmou: "A perfeição técnica de uma obra de Engenharia tem sempre reflexo na sua qualidade estética. A simplicidade e a justeza com que foi concebida comandam o grau de emoção que desperta naqueles que a contemplam."

Em Portugal, Edgar Cardoso é o Engenheiro das Pontes e marcou profundamente a Engenharia portuguesa.

Além do reafirmado orgulho em ser português, prestigiou e sempre defendeu a Engenharia Portuguesa, colocando-a ao nível do que melhor se praticava nos países mais avançados e em muitos casos sendo pioneira. Em Engenharia Civil os portugueses nada devem aos outros povos ditos civilizados, afirmava.

É rara uma relação tão profunda entre o criador e a sua obra como a existente entre Edgar
Cardoso e as Pontes que projectou. Uma marca indelével que as congrega, únicas na forma e resistentes aos confrontos com o tempo.


Os vãos dos arcos demarcaram uma parte significativa da sua obra, mas foi a diversidade de tipologias na concepção das pontes o cunho fundamental dos projectos que delineou. Nos arcos de grande vão de betão armado, como na ponte da Arrábida e nos pórticos de betão armado pré-esforçado, como na ponte ferroviária de S. João, atingiram-se recordes mundiais na época. Em pontes de tirantes, - como nesta ponte da Figueira da Foz, a primeira grande ponte de tirantes portuguesa, em pontes suspensas sem viga de rigidez, como na ponte do Zambeze, em todas, Edgar Cardoso foi um manancial de singularidade na evolução da engenharia de estruturas, fruto do seu engenho, capacidade inventiva e prazer do risco.

Com assinalável dedicação ao serviço público projectou algumas das nossas melhores obras de Engenharia da segunda metade do século XX e as suas intervenções na paisagem e no ambiente urbano traduziram-se sempre em resultados que não só qualificaram mas, na maioria dos casos, passaram a constituir verdadeiros ex-líbris das cidades e das paisagens. "Nunca faço uma ponte igual a outra. Cada obra é sempre uma procura de novas soluções".

Uma ponte é um corredor, uma ligação entre margens, elemento unificador de diferenças irreconciliáveis. Mas uma ponte não é uma simples estrada sobre o mar, sobre um rio ou sobre uma linha de água; ao ligar margens impõe-se na paisagem e transforma-a. Qualquer ponte, além de junção de extremos desavindos, é também um elemento estrutural na composição do espaço. A cidade da Figueira da Foz não seria hoje a mesma sem esta ponte inaugurada em 12 de Março de 1982.

PONTE DA FIGUEIRA DA FOZ, Portugal, 1983

Ponte sobre o Rio Mondego sendo o tramo central metálico atirantada, com um vão de 225m e os laterais de betão armado pré-esforçado em estrutura contínua e em curva. As torres elevam-se 85m acima da água, em betão armado.
 

Experimentação
Dotado de um extraordinário engenho e habilidade manual, construía modelos das suas estruturas e nelas media, muitas vezes com métodos ou aparelhos inventados por si, os parâmetros necessários à avaliação do comportamento estrutural.

Esta era uma das suas facetas mais características. Para ele as estruturas projectavam-se usando as mãos, experimentando, ensaindo diversas formas em modelo. E desdenhava dos grandes rivais, os computadores, e da análise matricial: "Dizem que há para aí quem use umas meretrizes…"

O dimensionamento experimental veio mesmo a ser aprovado oficialmente como uma das vias possíveis para a justificação de um projecto, depois de um projecto seu ter recebido um parecer positivo do Conselho Superior de Obras Públicas, de que foi relator o Professor Francisco Correia de Araújo.


Mas uma ponte projectada porz
O RIO DOURO,Porto, Portugal, 1963
Ponte com extensão total de 614,4m, com um tabuleiro de 26,5m de largura em laje vigada de betão armado. Arco constituído por duas costelas em caixão, interligadas por contraventamento losangular, com arco de 270m de corda e 52m de flecha que constituiu recorde mundial à época.



PONTE DE S. JOÃO SOBRE O RIO DOURO, Porto, Portugal, 1992
Mais de 4km de ferrovia dupla, incluindo a Ponte de S. João sobre o Rio Douro, com um comprimento total de 1140m de estrutura contínua e um vão central de 250m, o túnel da Serra do Pilar, Viadutos de acesso, outras superestruturas e infraestruturas, estações e outras infrasestrututras.


Projecto de ampliação do Aeroporto do Funchal : Projecto base de ampliação para pista de 2.336m e 2.781m, Ano 1992.
Parte estrutural, com prolongamento da pista em estrutura contínua de betão armado pré- esforçado na extensão de cerca de 1.400m e na largura de 165m, a cerca de 60m acima do nível do mar. Estrutura posta por um conjunto de pórticos transversais de grandes dimensões, afastados de 32m e solidarizados por uma laje de 1,00 a 1,70m de espessura, pré-esforçada
bidireccionalmente.


PONTE DE MOSTEIRÔ, ponte rodoviária sobre o RioDouro, 1968-1992, em superestrutura contínua de betão armado pré-esforçado, de rótula aberta, losangular, tendo um vão central de 110m (recorde nacional) e dois vãos laterais de 42m cada.


Foi considerada pelo prório Edgar Cardoso como a sua melhor e mais bela obra.



OBRAS

Em Portugal :
Ponte de Santa Clara em Coimbra
Ponte da Arrábida no Porto (na época o maior arco de betão armado do mundo)
Ponte de Santa Clara em Coimbra

Ponte ferroviária de São João no Porto
Ponte do Vale da Ursa sobre o rio Zêzere
Ponte Edgar Cardoso na Figueira da Foz.
Extensão da pista de pouso do aeroporto da Madeira, executada em vigas de betão prefabricadas, assentes sobre pilares de betão armado.
Ponte de Mosteirô, localizada no Douro entre Baião e Cinfães.
Ponte Sarmento Rodrigues em Barca d'Alva.
Viaduto de Vila Franca de Xira na A1.

 
Em Angola:
Ponte sobre o Quanza
Pontes do C.F. de Moçâmedes
Pontes sobre o Cunene, Dande, Quanza, Longa e Quéve

Em Moçambique:
Reparação da Ponte de Boane
Ponte de Xai Xai
Ponte do Pungué
Ponte do Save
Ponte sobre o Zambeze

Em Macau:
Ponte Macau-Taipa

Em Goa:
Ponte de Sauguém

Na Guiné
Pontes do Corubal e Cacheu


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