Crafts

TÉCNICA DA FOLHA DE OURO

A técnica do dourado é uma das mais antigas na decoração de madeira. Desde molduras a caixilhos de quadros existe uma grande tradição com várias peças artesanais de alta qualidade.
O segredo está na cola para folha de ouro também conhecida como mordente ou sisa e que após 10 minutos após a aplicação fica com a aderência necessária para aplicar a folha de ouro: nem demasiado pegajoso nem excessivamente seco.
A folha de ouro falso de efeito quase igual ao autêntico e de preço muito mais acessivel, vende-se em livros de lemâminas muito finas.
Podemos dizer que estamos na posse de todos os dados para dar uma aparência exuberante e luxuosa a uma qualquer vulgar peça.

Materiais necessários :
  • peça em gesso ou marfinite
  • tinta acrilica vermelho óxido
  • sisa (tipo cola para folha de ouro)
  • folha de ouro
  • betume judaico
  • cera
  • pó talco
  • meia de vidro ou esfregão verde
  • verniz

Como fazer :
  1.  Pinta-se a peça com o vermelho óxido. Deixa-se secar e aplica-se a sisa tendo o cuidado para cobrir toda a peça e puxando bem. Deixa-se secar 30 minutos.
  2. Coloca-se a folha de ouro até cobrir toda a peça.
  3. Junta-se um pouco de betume na cera (quanto mais betume mais escuro fica).
  4. Com uma meia de lycra puxar o lustre e pode também utilizar-se um esfregão verde para retirar um pouco de ouro e ficar a ver-se a tinta (só um pouco)
  5. Quando estiver seco pode colocar-se pó talco e espalhar-se com um pincel. Isto é para dar um aspecto mais baço
  6. Aplica-se o verniz

Dica :

Para que a folha de ouro não adira às mãos pôr pó de talco.
Para que a folha de ouro saia facilmente molha-se um pincel macio e pôe-se sobre a folha que ela adere muito bem.



O trabalho utilizado com esta técnica das folhas de ouro/prata/cobre requer tempo e paciência e poderá não ficar muito barato mas, sem dúvida alguma, se obtêm trabalhos maravilhosos e únicos, reaproveitando peças e móveis que tenhamos em casa.



 
ESPELHO

"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"
Antoine Lavoisier


Andava a navegar na net e encontrei uma ideia muito engraçada para fazer um espelho.
Lembrei-me logo dos imensos materiais que, com esta técnica, poderia adaptar (botões de rosa, tecidos variados, conchas, paus ....)






Material necessário :
  • Para este modelo foram utilizadas 6 caixas de 48 colheres de plástico, mas pode utilizar menos dependendo do tamanho do espelho que quiser criar.
  • Uma tesoura
  • MDF ou outro material rígido
  • Uma serra
  • Uma pistola de cola quente
  • Primário
  • Spray de tinta ou tinta normal
  • Tinta acrílica (das cores que mais gostar e combinarem com a decoração)
  • Um espelho
Em primeiro lugar, corte as colheres de plástico na zona onde começa a pega (como mostra a imagem). Lembre-se que não precisa de adquirir colheres caras, podem ser das mais baratas, desde que sejam resistentes o suficiente e de formato uniforme. Contudo, evite as mais pesadas, pois vão ser mais difíceis de trabalhar e colar.




Corte a placa de MDF de forma a obter 1 circulo (do tamanho que mais lhe agradar e que combine também com o tamanho do espelho). Pode aplicar de seguida uma base de tinta ou um primário para o passo seguinte ser mais fácil ou simplesmente colar as colheres diretamente sobre o MDF ao natural. A escolha é sua e funciona das duas formas.
De seguida, comece a colar com a pistola de cola quente as cabeças das colheres (previamente cortadas) em torno da circulo de MDF. Comece pela parte de fora, deixando um espaço entre cada colher, de forma a que a camada seguinte encaixe e crie um um bonito efeito semelhante a pétalas.
Continue a adicionar “pétalas” à estrutura circular. A última camada interior deve ficar um pouco afastada da abertura.
Para um aspeto mais polido, corte as colheres utilizadas nesta última fila com muito cuidado e lixe-as, de modo a ficar com o cantos e rebordos mais suaves, uma vez que vão ficar totalmente visíveis.





Depois de todas as colheres estarem coladas e bem seguras, aplique o primário e de seguida algumas camadas de tinta em spray. Se preferir pode pintar tudo com um pincel pequeno e tinta normal.
De seguida, utilize tinta acrílica de uma tonalidade mais escura para a camada interior de pétalas.
Não se esqueça de pintar também a parte de trás das pétalas, pois vão ficar refletidas no espelho.
Na linha seguinte utilize uma tonalidade um pouco mais clara. Utilize as mesma técnica para as restantes linhas, ou seja, cada linha acaba por ficar com uma tonalidade um pouco mais clara que a anterior.

Para finalizar cole o espelho na parte de trás da estrutura completamente pintada. 

Sem comentários: